Desenho mostra o sistema planetário do 581c |
Astrônomos do Observatório Europeu do Sul, em La Silla, no Chile, descobriram um planeta fora do nosso Sistema Solar que é potencialmente habitável.
Batizado de 581c, o planeta possui temperaturas parecidas com a da Terra, pode ter água em forma líquida e está relativamente perto: a cerca de 20,5 anos-luz da Terra.
Mas o novo planeta possui algumas diferenças em relação a Terra: leva o equivalente a 13 dias para girar em torno de sua estrela chamada de Gliese 581 - uma estrela anã vermelha, muito menor, menos luminosa e mais fria que o nosso Sol; sua gravidade é 60% mais forte que a da Terra; é cinco vezes mais pesado que a Terra; e também é provável que o planeta não gire em torno do seu eixo.
Até agora, todos os 220 planetas que os astrônomos encontraram fora do Sistema Solar eram quentes demais, frios demais ou apenas grandes demais e muito gasoso. Em entrevista à Folha de S. Paulo, Stephane Udry, da Universidade de Genebra, alerta para o fato de que a suspeita de que existe água líquida é baseada em teoria sobre formação de planetas, e não em alguma evidência.
Os resultados da descoberta ainda não foram publicados, mas foram submetidas à revista "Astronomy and Astrophysics".
Ilustração:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Sílvia, você viu uma materinha que saiu na FSP semana passada falando que, a partir de uma pesquisa feita pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, os brasileiros confiam mais nos jornalistas do que nos cientistas? Típico... Bjs Dani
Postar um comentário