terça-feira, 24 de abril de 2007

Agora todos podem ser doadores universais de sangue

No início de abril, pesquisadores da Universidade de Copenhague - Dinamarca - publicaram um artigo na revista "Nature Biotecnology" no qual anunciaram a criação de uma técnica para transformar todas as variedades de sangue em tipo O.

Tal descoberta pode solucionar a questão de falta de doadores adequados para cada tipo de sangue, já que o tipo O pode ser doado para qualquer pessoa. Se aprovado por testes clínicos, o método deve ser liberado para uso hospitalar.

O que impede os sangues do tipo A e B de serem doados indiscriminadamente é a presença de antígenos, ou seja, partículas capazes de produzir anticorpos. Tais partículas não são reconhecidas pelo sistema imunológico como parte do corpo, sofrendo assim rejeição. Só as pessoas com sangue AB podem receber qualquer tipo de sangue.


O estudo liderado por Henrik Clausen, diz ter conseguido eliminar tais antígenos através de enzimas presente no DNA de bactérias, fazendo com que sem os antígenos o sangue seja classificado como tipo O - que por natureza não possui tais partículas.

Não devemos esquecer que apesar dessa evolução os bancos de sangue ainda estão carentes de doadores de sangue e principalmente de doadores de plaquetas. Segundo o site "Filantropia" o Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue.

O ato de doar sangue:

- Não emagrece
- Não engorda
- Não afina o sangue
- Não engrossa o sangue
- Não vicia Pessoas que foram vacinadas contra sarampo ou com a BCG estão impedidas de doar sangue por um mês.



Um comentário:

Leo Morato disse...

Nesse sentido eu sou um desperdício. Meu sangue é O+, ou seja, não importam essas pesquisas, de qualquer jeito eu posso doar pra todo mundo (uhu! q gay! elaiá!). Mas eu tenho um cagaço da porra de agulha, ACHO q só se minha mãe estivesse precisando eu doava e olhe lá hein?!
Legal o blog Silvinha, entra lá no meu e coloca ae filhota um linkezinho, vamos fazer o hyperlink da sala! hehehehe.. beijão, tchau!

www.ooficioso.blogspot.com