A pesquisa divulgada no final de abril pelo Ministério da Ciência e Tecnologia revelou que os brasileiros se interessam mais por ciência do que por política. Dos 2004 consultados – com idade superior à 15 anos - 41% disseram ter "muito interesse" por ciência. Já os muitos interessados por política correspondem a 20%.
Dentro do tema ciência o assunto de maior interesse é informática com 36% dos votos. Novas descobertas da ciência aparecem logo atrás com 35%, seguidas de notícias sobre novas tecnologias, com 30%. Segundo a pesquisa a televisão é o meio de comunicação mais usado para obter informações sobre ciência, sendo que a nossa internet fica ficou em quinto, com 9%.
Uma notícia importante para os jornalistas e para nós estudantes de jornalismo é que nossa credibilidade está maior quando o assunto é ciência. Vinte e sete por cento dos entrevistados confiam nas informações científicas passadas pelos jornalistas, sendo que os médicos e pesquisadores universitários ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.
Porém, um fato alarmante é que 37% dos entrevistados disseram não se interessar por ciência e tecnologia porque não entendem do assunto. Isso mostra que as editorias de ciência e tecnologia precisam se reformular e pesquisar por que os leitores não estão entendendo suas matérias.
Jornalistas, maior atenção a ciência e tecnologia, os brasileiros agradecem!
Ilustração: http://www.europarl.europa.eu
2 comentários:
Me incluo nos 37% que não entendem ou não gostam de ciência. Fico com a primeira opção. Mas, como já havia dito, ao visitar esse blog, que é muuuuuito interessante por sinal, pretende me interar mais e principalmente entender mais do assunto!
Silvinha, vou virar fã do blog!
Quem sabe assim fico mais atualizada em ciência.
beijoo
Postar um comentário