Boas notícias para quem está sofrendo com o frio dos últimos dias em São Paulo.Cientistas americanos descobriram exatamente que parte do nosso sistema nervoso é responsável por essa sensação. A área chama “receptor mentol TRPM8” e está presente nas células do nosso sistema nervoso periférico.
A equipe liderada por David Julius, da Universidade da Califórnia em São Francisco, criou camundongos em laboratório sem o gene que controla o receptor das sensações de frio ou calor. Sem ele, os animais deixaram de conseguir diferenciar superfícies frias das quentes.
Em entrevista ao G1, Julius disse que ainda é preciso saber exatamente como a célula detecta a temperatura. “Nós sabemos que o receptor responde ao frio, mas não sabemos como ele detecta esse frio”, afirmou Julius.
A descoberta permite entender como o corpo responde a estímulos intensos. Isso ajuda nas pesquisas para encontrar terapias contra dores intensas, crônicas e inflamações.
Apesar da descoberta, a sensação de frio ainda não pode ser controlada efetivamente. Acurto prazo o que podemos fazer é continuar se agasalhando e comer alimentos que forneçam energia, como o chocolate, batata-doce, amendoim e o milho. Que venha então as festas juninas!
Imagem: G1 - http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL44732-5603-6023,00.html
Na última sexta-feira, o britânico Tony Wright, 42 anos, diz ter batido o recorde mundial de privação do sono. Ele completou 266 horas, ou 11 dias, sem dormir, em um bar na cidade de Penzance, Inglaterra.
Uma boa notícia para as mulheres que sofrem com cólicas e sangramentos intensos no período menstrual.
Um estudo publicado na revista científica britânica "Nature" vê a dependência química como uma doença que "remodela" os mecanismos cerebrais relacionados ao aprendizado e à memória.

